Estamos Bem, Nina Lacour

O livro ‘Estamos bem’ de Nina Lacour conta a história da personagem Marin, que mora apenas com o seu avô desde muito cedo, pois sua mãe falecera logo em seus primeiros anos de vida.  Ela começa uma amizade com Mabel que acaba por se tornar sua melhor amiga. Após um tempo, algumas coisas acontecem e o destino das duas é separado. Marin decide partir, para nunca mais voltar.

Ninguém sabe o motivo da partida de Marin ou o que aconteceu de  verdade, a sinopse também não mostra nenhuma pista. O início é confuso, turbulento, temos uma personagem infeliz com a vida, com um vazio tão grande dentro de si que isso ecoa em toda a escrita de Nina como gritos abafados. 

A ansiedade de saber o que aconteceu me fez seguir com a história mais rápido e, a cada página, cada pequeno momento, uma nova coisa se descobria e um novo sentimento surgia.

O tempo passa de forma diferente para cada um de nós, o tempo que você levou para superar um trauma não vai ser o mesmo para outra pessoa que sofrera o mesmo trauma. Somos seres humanos com pensamentos, desejos e sentimentos diferentes.

É uma história que não só emociona, mas também ensina sobre a vida, sobre a perda, sobre a descoberta de si mesmo.

A amizade de Marin e Mabel foi construída de uma forma verdadeira, sutil e transparente. A autora não esconde nada de você, nenhum pequeno detalhe é escapado, nem os sentimentos ruins que ficaram junto de Mabel quando viu sua melhor amiga ir embora sem nenhuma explicação, deixando para trás todas as memórias, as dúvidas, as perguntas não feitas, o cheiro, o último abraço que não recebera, o sentimento de traição.

Acho que, não existe nada como a tragédia, para mudar uma pessoa e fazer com que ela se reencontre novamente.

‘Estamos bem’ é um livro necessário, pois precisamos falar sobre a dor, o sofrimento. Sobre o medo de ficarmos sozinhos, sobre a ansiedade de realmente acreditarmos que estamos sozinhos e não temos a quem pedir ajuda.

Talvez a melhor lição que pode ser tirada desse livro é de que o tempo ás vezes parece ser o nosso pior inimigo em certas ocasiões, mas depois de um certo tempo ele volta a ser nosso melhor amigo.

“Termine cada dia e deixe-o para trás. Você fez o que podia. Algumas falhas e absurdos sem dúvida aconteceram; esqueça-os assim que puder”

Já leram esse livro? O que acharam? Me conte nos comentários <3

-Cherry Moon

5/5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *