PARALISIA DO SONO

Olá pessoas! Como vocês estão?

Resultado de imagem para paralisia do sono

A paralisia do sono é o que chamamos quando acordamos e não conseguimos emitir nenhum som ou nos movimentar ou se quer conseguir respirar como se estivesse sufocando. Essa é uma experiência que, para muitos, é bem aterrorizante.

De um modo mais técnico, a paralisia acontece porque o cérebro acorda no estado REM do sono, onde os sonhos continuam vívidos mas o corpo paralisado.

Porém, muitos acreditam que talvez ela também esteja conectada com o mundo espiritual, pois muitos relatam verem alucinações quando estão passando pela paralisia do sono.

Durante um episódio de paralisia do sono, as áreas do cérebro que detectam ameaças estão em um estado elevado e excessivamente sensível³. Os estímulos diários não-ameaçadores como sons, sensações e outros que são simplesmente ignorados pelo cérebro durante um ciclo normal de sono-vigília se tornam um pesadelo de proporções épicas durante a paralisia do sono.

Além disso, uma interrupção ou a fragmentação do sono REM ou ciclo de sono está correlacionada com a SP. 4

Paralisia do sono pode ser um sintoma de problemas médicos, tais como narcolepsia, depressão clínica , enxaquecas , apneia obstrutiva do sono, hipertensão e transtornos de ansiedade. Quando paralisia do sonoocorre em indivíduos saudáveis e na ausência de narcolepsia, é referida como a paralisia do sono isolada.

Muitos não sabem, mas já faz cerca de 300 anos que a paralisia do sono vem sido documentada. Em 1664, o caso de um médico holandês, Van Isbrand Diemerbroeck, descreve os sintomas de uma paciente:

“… No tempo da noite, quando ela estava compondo-se para dormir, às vezes ela acreditava que o diabo estava em cima dela e segurou-a, por vezes, ela foi sufocada por um grande cão ou ladrão deitada sobre o peito, de modo que ela não poderia falar ou respirar e quando ela se esforçou para jogar fora o fardo, ela não foi capaz de mexer os seus membros.”, Citação literal de Van Diemerbroeck.

Resultado de imagem para The Nightmare

 

A LENDA DA PISADEIRA

Pisadeira é uma lenda do folclore brasileiro, muito popular na região de Minas Gerais e São Paulo.

De acordo com esta lenda, Pisadeira é uma mulher de aparência assustadora. Ela e alta e magra, possui unhas grandes em dedos compridos e secos, olhos vermelhos e arregalados, nariz comprido para baixo e queixo grande. De baixa estatura, a Pisadeira é também descrita com cabelos brancos desgrenhados. Seu olhar transmite algo de maligno, assim como suas gargalhadas que mostram seus horríveis dentes verdes.

Dizem que ela esperava as pessoas dormirem com a barriga cheia para atacar, pisando no peito da pessoa e deixando-a paralisada.

Resultado de imagem para Pisadeira

 

ACONTECEU COMIGO

Eu já passei pela experiência da paralisia do sono diversas vezes em minha vida e em todas elas algo de ‘diferente’ aconteceu. Nunca fui o tipo de pessoa que contava as minhas experiências para os outros porque elas nunca fizeram sentido e realmente são difíceis de acreditar. Mas elas aconteceram.

Uma das vezes que é mais clara em minha mente foi no ano de 2010, tinha 16 anos e estava no ensino médio. Como estudava de manhã, tinha o hábito de cochilar a tarde e nesse dia não foi diferente. Peguei um livro, fui para a sala, depois peguei no sono. Como se fosse ontem, eu lembro claramente de estar no sofá, sentir uma dificuldade muito grande de respirar e observar andando para fora da sala a forma de uma garota, com roupas brancas e o cabelo preto cortado na altura dos ombros. Não consegui ver o seu rosto, mas consigo me lembrar de ouvir alguém falar em meu ouvido: ‘Não vou te machucar’. Então acordei. Não havia ninguém em casa e tudo parecia em seu estado normal, apesar de meu coração estar quase saindo de minha boca.

A segunda vez que talvez tenha sido a mais assustadora, também aconteceu de tarde, quando eu estava sozinha em casa (sim, a grande maioria das vezes acontecia de tarde e é assim até hoje). Porém, dessa vez foi diferente. Eu lembro claramente de abrir os olhos, me sentir acordada e ir até o banheiro, me olhar no espelho, lavar o rosto. Escutava barulhos de louça lavando, mas acreditava que era minha mãe que tinha chego. Quando olhei meu reflexo no rosto, eu sentia que tinha algo de diferente, mas não conseguia dizer o que era. Ao voltar para o meu quarto, havia uma pessoa em minha cama. Essa pessoa era eu mesma. Apesar do choque, eu me concentrei e consegui sair do transe.

Não sei se há alguma explicação ‘sobrenatural’ ou ‘espiritual’ para tudo isso. Mas eu sei o que eu vi e o que senti

 

COMO PARAR A PARALISIA DO SONO?

Você pode tentar algumas coisas básicas para sair mais rápido do transe (que costuma durar cinco minutos): se esforçar para mexer os dedos dos pés, fazer movimentos com a face, meditar e até rezar (caso você seja religioso)

 

Você já teve alguma experiência? Conte para mim nos comentários!

-Cherry Moon

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *